Durante coletiva nesta segunda-feira (31), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou a saída de Tum da Secretaria de Agricultura (Seagri) e sinalizou uma reestruturação na participação do Avante em seu governo. O chefe do Executivo afirmou que terá uma reunião decisiva com o partido ainda esta semana para definir o substituto e tratar da redistribuição de espaços na administração estadual.
“Queremos ouvir qual é o interesse do Avante, o que eles esperam. Entre amanhã e quinta-feira sentamos para tratar disso. Não se trata apenas da Seagri, mas da presença do partido no governo como um todo, algo que ainda não discutimos desde as eleições”, afirmou Jerônimo.
A mudança faz parte de um movimento mais amplo de reorganização interna, que também inclui a definição do novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). A pasta está sendo comandada interinamente por Luciano Suedde desde dezembro de 2024, quando André Curvello deixou o cargo.
Jerônimo reconheceu o atraso no anúncio do novo nome para a Secom. “Teve um imprevisto. Me comprometi a resolver isso na semana passada, mas peço a compreensão de todos”, declarou.
As trocas fazem parte de uma estratégia para fortalecer alianças e ajustar o time de secretários para os desafios do segundo ano de governo. A expectativa é que as definições causem impacto na articulação política entre o Executivo e as legendas aliadas.
